Em Destaque

Filtrar artigos

Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

7, setembro 2015 • Programa de Doutoramento FCT
Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 5 Bolsas de Doutoramento a candidatos ao Programa de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade (PD-FCTAS) no ano letivo 2015/2016, até dia 7 de Setembro do ano vigente.

Mais informações sobre a candidatura às 5 Bolsas (2 bolsas nacionais e 3 bolsas mistas) estão disponíveis no site institucional do PD-FCTAS.  

Tanto as candidaturas a Bolsa de Doutoramento como as candidaturas em Regime Normal (abertas em permanência) serão apreciadas em reunião da Comissão Diretiva a realizar no dia 15 de Setembro.

Objetivos fundamentais do PD-FCTAS:

O Programa de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade tem por base a necessidade, hoje amplamente reconhecida, de clarificar os horizontes metafísicos que suportam muitos dos atuais programas de investigação tanto nas ciências naturais, como nas ciências formais e nas ciências humanas. O Programa procura ainda compreender os impactos da cultura científica e tecnológica no mundo contemporâneo (equilíbrios ecológicos, práticas clínicas, experiências políticas ou experimentações estéticas).

O Programa começa por tentar compreender a natureza, alcance e limites do conhecimento científico à luz dos seus mais icónicos resultados (materiais e ideais). São esse factos do conhecimento verdadeiro que convocam as grandes tradições da filosofia da ciência contemporânea, desde os modelos mais formalizados - que explicam a ciência pela análise dos seus procedimentos lógicos - às aproximações fenomenológicas, orientadas para a descrição das formas de consciência científica, incluindo as ciências cognitivas. Em paralelo, graças à colaboração de especialistas das áreas jurídica, biomédica, sociológica, tecnológica e artística, o Programa procura pensar dimensões não diretamente cognitivas da ciência - como as que dizem respeito aos modos de existência das comunidades científicas, ou às formas de racionalidade em contextos de argumentação processual ou de diálogo clínico - e, simetricamente, dimensões cognitivas das artes e das tecnologias, onde a verdade se materializa em artefactos e em instrumentos.

O Programa de Doutoramento em Filosofia das Ciências, Tecnologia, Arte e Sociedade visa a formação de especialistas em Filosofia da Ciência que venham a contribuir, tanto no plano teórico, como técnico ou artístico, para o desenvolvimento das várias formas de conhecimento científico, assim como para o aprofundamento da consciência crítica acerca dos efeitos da ciência e da tecnologia sobre a nossa condição de humanos sempre inacabados.

* * *

O Programa de Doutoramento Internacional em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade foi aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do concurso Programas de Doutoramento FCT 2013. Com início no ano lectivo 2014-2015, o Programa de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade conta com a participação de um corpo docente altamente especializado em diferentes áreas da Filosofia, das Ciências e das Artes. Este programa, dirigido pela Professora Olga Pombo, tem a participação das seguintes instituições:

O Programa recebeu financiamento para 5 bolsas anuais (2 nacionais e 3 mistas), num total de 20 bolsas durante o período 2014-2017.