Em Destaque

Filtrar artigos

Terrorismo e Direitos de Defesa dos Arguidos - experiências na defesa de "inimigos do Estado"

19, fevereiro 2020 • Conferência em inglês
Por razões relacionadas com a prevenção geral, a mediatização do caso e o impacto emocional e traumático dos factos na comunidade, os Estados e a comunidade internacional investem toda a sua energia e recursos na "luta contra o terrorismo". 
 
Como exercer uma Defesa séria e eficaz neste contexto? Que desafios? Como ultrapassá-los? 
 
Uma oportunidade única para ouvir e reflectir com Nancy Hollander e Kenneth Carr, com larga experiência na defesa de arguidos indiciados ou acusados em processos internacionais relacionados com o crime de terrorismo, bem como arguidos rotulados como "inimigos do Estado" (por exemplo Chelsea Manning, denunciante das práticas de tortura por parte da CIA no âmbito da "luta contra o terrorismo") nos EUA, no Reino Unido e nos Tribunais Europeus e Internacionais (por exemplo nos casos Al Nashiri v. Poland e Husayn (Abu Zubaydah v. Poland). 
 

Uma Conferência organizada pelo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados e pelo Forum Penal - Associação de Advogados Penalistas, com o apoio do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

 

Oradores: 
Nancy Hollander, Advogada nos Estados Unidos da América 
Kenneth Carr, Advogado no Reino Unido
 
Comentário: 
Inês Ferreira Leite, Advogada em Portugal e Professora na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais, FDUL)
 
Moderação: Conselho Regional de Lisboa, Forum Penal - Associação de Advogados Penalistas e Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais (FDUL)
 
Dia/ Hora: 19 de Fevereiro, 18h30 
 
Local: Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, Rua dos Anjos, 79, 1150-035 Lisboa.
 
A entrada será livre, mediante inscrição prévia através de:
ADVOGADOS ESTAGIÁRIOS
formacao.crlisboa.org
ADVOGADOS (com inscrição em vigor)
formacao.crlisboa.org
centro.estudos@crl.oa.pt
OUTROS PROFISSIONAIS
 
Língua: inglês