Revistas

Anatomia do Crime N.º 5

ISSN 2184-027X, 2017

Anatomia do Crime é uma revista jurídica do campo das ciências jurídico-criminais e, simultaneamente, a face pública de um projeto de análise de temas do Direito Penal aberto às múltiplas influências do pensamento científico e da filosofia.

O seu nome, inspirado no filme de Otto Preminger Anatomy of a Murder, procura sugerir o trabalho de dissecação de ideias comuns, da linguagem jurídica e da própria realidade social do crime. E sugere ainda uma desconstrução crítica das ideias tradicionalmente arrumadas no pensamento jurídico mas pouco analisadas. A seleção dos artigos, embora abranja a diversidade metodológica e os diversos estilos de abordagem da matéria penal, procurará sempre promover e dar oportunidade de publicação ao pensamento orientado para a descoberta do que está para além da aparência das coisas.

Por outro lado, será um espaço internacional de publicação com a revisão inerente à qualidade de revista científica e um fórum para os investigadores das universidades portuguesas e estrangeiras.