The Research Centre . The Centre’s Researchers

† Dr. Lauro António de Carvalho Torres Corado

Cinema; História

  • Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa concluída em 1969
  • Serviços Cartográficos do Exército (1970-l972)
  • Instituto das Novas Profissões (1972-1973)
  • IADE (1986-1987);
  • CineForum do Funchal (1987-1988; 1991-2)
  • Cursos de Leitores na Faculdade de Letras de Lisboa (vários)
  • Curso de Cinema da Universidade Nova (1991)
  • ISCEM (Instituto Superior de Comunicação Empresarial, 1991-92, onde leccionou “Audiovisuais na Comunicação Empresarial)
  • Lições de História de Cinema no IATE, Universidade Moderna
  • Director do Curso de Iniciação ao Cinema e ao Audiovisual (ISCEM-Instituto Franco-Portugais, 1991-92) que teve uma extensão no Funchal (Cine Forum, 1992)
  • 1994/2005 – Professor Adjunto a leccionar as cadeiras de “Linguagem Audiovisual e Argumento” e “Produção e Realização”, no Curso de Tecnologias de Comunicação Audiovisual, do Instituto Politécnico do Porto
  • Coordenador do Fórum Académico de Cinema do Porto (no ISEP)
  • Vogal da Comissão de Classificação de Espectáculos (Comissão de Classificação de Qualidade) desde 1983 até 1989, altura em que abandonou as funções por discordar da orientação seguida pela nova direcção
  • Convidado em 1991, pelo Ministro da Educação, Eng. Roberto Carneiro, para coordenar o grupo de trabalho do M.E. que introduz o ensino do cinema a todos os níveis do ensino em Portugal; Coordena a edição de vídeos e brochuras distribuídas pelo M.E.
  • Director do 1º Festival Escolar de Vídeo (1993)
  • Lições de História de Cinema no ARCO
  • Cursos Livres de Cinema na Europa Viva
  • Fez parte de um “grupo de especialistas de cinema e audiovisual” para análise de Candidatura de Cursos da especialidade em Universidades Privadas (2007-2009)
  • Director de programação dos cinemas Estúdio Apolo 70 (entre 1969 e 1985)
  • Caleidoscópio (1973-1975) e Foco, no Porto (1972-1974)
  • Organizou Sessões Clássicas em Lisboa: Quinzenas do Bom Cinema, no Monumental, (como colaborador de Artur Ramos), A Festa do Cinema, no S. Luiz (1990-1991); e ainda em Santarém, Aveiro, Porto, Coimbra, Faro, Funchal, Ponta Delgada, etc.
  • Director do Festival Internacional de Cinema de Portalegre (3 edições 1987-89)
  • Foi o iniciador das Sessões da Meia-noite nos circuitos cinematográficos portugueses (“Meia Noite Fantástica”, primeiro no Cinema Vox e logo depois as “Sessões de Meia Noite”, diárias, no Apolo 70) tendo ainda iniciado as sessões de cinema a partir da hora do almoço e impulsionado as sessões infantis nas manhãs de Sábados e Domingos
  • A convite do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa inicia, em Outubro de 1990, A Festa do Cinema, sessões clássicas ao fim da tarde que procuraram ressuscitar aquela sala para o cinema. Prossegue essa actividade no Padrão dos Descobrimentos, com ciclos dedicados às escolas: A História no Cinema, Clássicos do Burlesco, Imagens da Juventude no Cinema, A Conquista do Oeste, etc.
  • Em 1998/99, no Forum Lisboa, inicia As Noites de Cinema
  • Director do FESTIVIANA, Festival Internacional de Cinema de Viana do Castelo, cuja I edição teve lugar em Maio de 1991, dedicando especial atenção ao tema “O Ensino do Cinema, O Cinema no Ensino”. 10ª edição em 2000
  • Director do FACE (1º Festival Audiovisual de Comunicação Empresarial), organizado quando foi professor do ISCEM (Instituto Franco Português Julho de 1992)
  • Director do 1º FESTIVAL ESCOLAR DE VÍDEO (organização do Ministério da Educação, em Maio de 1993 Forum Picoas); 2º Festival, em 1995; 3º Festival em 1997, acompanhado pelo 1º Encontro Nacional “Os Audiovisuais no Ensino, O Ensino dos Audiovisuais”
  • Conselheiro para a área do cinema na TVI-canal 4 (1993/1996)
  • Autor e apresentador do programa “Lauro António Apresenta…” (TVICanal 4 entre 1994/1997)
  • Tem organizado ciclos dedicados a Richard Brooks, John Huston, Humphrey Bogart, Otto Preminger, Henry Hathaway, Vincent PriceRoger Corman, Cinema Americano dos anos 80, Robert Altman, Western, etc.
  • Director do CINEECO, FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DO AMBIENTE DA SERRA DA ESTRELA, Seia, cuja 1ª edição teve lugar em Outubro de 1995. Director durante 16 anos
  • Director do VIDEOVIANA, FESTIVAL NACIONAL DE VIANA DO CASTELO, cuja Iª edição teve lugar em Maio de 1995. 5ª Edição em 1999
  • Director de programação do FORUM ACADÉMICO DO PORTO, com sessões semanais no ISEP, desde 1997, até 2007
  • Director da MOSTRA DE CINEMA DO FORUM AÇORIANO DE CINEMA, Ponta Delgada, cuja 1ª edição decorreu em Janeiro de 1998. 2ª edição em 1999
  • Director do FAMAFEST, FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DE FAMALICÃO, cuja 1ª edição teve lugar em Março de 1999, subordinado ao tema”CINEMA E LITERATURA”. 12ª edição em 2008
  • Director do Festival “O CASTELO EM IMAGENS”, Portel, cuja Iª edição teve lugar em Outubro de 2003
  • Organiza as sessões de “CINE CLUBE” NA BIBLIOTECA MUSEU REPÚBLICA E RESISTÊNCIA (2002-2006)
  • Organiza as sessões de “WONDERFULL CINEMATOGRAFO” no Jardim de Inverno do Teatro de São Luiz (Janeiro – Março 2004)
  • Co-organiza o “Cine Goias 2004” I FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DE GOIAS – “CINEMA E LITERATURA” (Maio de 2004)
  • Organiza presentemente sessões clássicas na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto: INVICTA FILMES (inicio em Junho de 2010)
  • Dirige “Masterclass” sobre “OS CINEMAS DA EUROPA” (inicio em Maio de 2011, Auditório Municipal de César Batalha, Oeiras), 2011

Membro de Júri de diversos Festivais de Cinema, em Portugal e no Estrangeiro

  • Festival Internacional de Cine de Humor de La Coruña, Espanha
  • Festival Internacional de Cinema de Santarém
  • Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz
  • Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto-Fantasporto
  • Cinema para a Infância e Juventude-Tomar (1984)
  • Festival Internacional de Cine de Valladolid, Espanha (1985)
  • Festival Internacional de Cinema de Tróia (1986 e 1996)
  • Festival de Cinema Húngaro, Budapeste, Hungria (Prémio da Crítica Internacional) (1985 e 1986)
  • Festival de Cinema de Expressão Portuguesa-Aveiro (1988)
  • 11º Festival de Teatro Amador de Lisboa (1991)
  • FIPA, Festival Internacional de Audiovisual, Biarritz, França (1997)
  • Festival Internacional de Cinema do Algarve (1998)
  • Cinanima, Festival Internacional de Cinema de Animação, Espinho (1997)
  • Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto-Fantasporto – Prémio George Méliès (1998);
  • Festival Internacional de Cinema Independente de Ourense 1999
  • Festivídeo Porto, 2000
  • Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás, Brasil, 2000, 2003, 2004, 2006, 2010
  • Encontros Internacionais de Avanca (2002, 2004)
  • Cinemambiente, Turim, Itália (2007)
  • 1967 – O CINEMA ENTRE NÓS (edição Cronos)
  • 1967 – O CINEMA EM PORTUGAL VISTO ATRAVÉS DOS NÚMEROS (in Almanaque O SÉCULO)
  • 1968 – O CINEMA ENTRE NÓS (UM ANO DE CRITICA) (Edição Publicações Dom Quixote)
  • 1974 – INTRODUÇÃO AO CINEMA HÙNGARO (edição Apolo 7O);
  • 1974 – USA-NOVOS REALIZADORES-I (George Lucas; Paul Newman; Georges Roy Hill
  • Peter Bogdanovich) (Edição Monografias Apolo 7O)
  • 1975 – PARA UMA LEITURA DO FILME “CÂNTICO FINAL”(in 4ª edição de “Cântico Final”,de Vergílio Ferreira-Edição Arcádia)
  • 1975 – ELEMENTOS PARA A HISTÓRIA DO CINEMA CUBANO (edição Apolo 7O)
  • 1977 – CINEMA E CENSURA EM PORTUGAL (l926-l974) (edição Arcádia)
  • 1982 – FIGUEIRA DA FOZ-DEZ ANOS DE CINEMA EM FESTIVAL (edição da Câmara 1 da Figueira da Foz)
  • 1983 – HORROR FILM SHOW (O CINEMA FANTÁSTICO NOS ANOS 7O) (edição Fantasporto)-2 volumes
  • 1984 – JACQUES TOURNEUR: ENTRE A LUZ E AS TREVAS (edição Fantasporto)
  • 1986 – ANUÁRIO DE VIDEO, CINEMA E TELEVISÃO (edição Sete)
  • 1987 – ANUÁRIO DE VIDEO, CINEMA E TELEVISÃO (edição Sete)
  • 1988 – DAVID CRONENBERG: AS METAMORFOSES MODERNAS (edição Fantasporto)
  • 1990 – ANUÁRIO VIDEO-1990 (Edição Video Som)
  • 1991 – CINEMA E COMUNICAÇÃO SOCIAL (Edição III Festival de Portalegre)
  • 1994 – LAURO ANTÓNIO APRESENTA (edição Asa)
  • 1996 – VERGILIO FERREIRA, A SERRA E O CINEMA (Ed. Cine Eco 1995)
  • 1998 – A MEMÓRIA DAS SOMBRAS – Escritos sobre Cinema e Audiovisual (edição Campo das Letras. Col. Campo de Cinema)
  • 1998 – O ENSINO, O CINEMA E AUDIOVISUAL, publicação de Comunicações do I Encontro Nacional “O Ensino do Audiovisual, O Audiovisual no Ensino”, coordenação (Edição Porto Editora)
  • 1999 – E DEPOIS DE ABRIL, ‘TÁ-SE BEM? (A Juventude em Portugal e no Mundo, depois de Abril de 1974). Textos de apoio a Ciclo de Cinema no Forum Lisboa. Ed. Forum Lisboa/B.Museu da Répública e da Resistência
  • 2001 – CINEMA E CENSURA EM PORTUGAL (l926-l974) (Red. Refundida – Ed. Biblioteca Museu da República e Resistência)
  • 2001 – CITIZEN KANE (guião) Notas – Ed. Famafest, CEEA e Costa do Castelo
  • 2001 – O VESTIDO COR DE FOGO (guião) Notas – Ed. Famafest, CEEA e Costa do Castelo
  • 2001 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL / O AUDIOVISUAIS NO ENSINO – Col. Cine Eco, nº 2 , Ed. Cine Eco, IPAMB
  • 2001 – TEATRO POLITEAMA – Col. Lisboa Porta a Porta, Ed. Câmara Municipal de Lisboa
  • 2002 – TEATRO S. LUIZ – Col. Lisboa Porta a Porta, Ed. Câmara Municipal de Lisboa
  • 2002 – JOHN CARPENTER – Col. Cine Clube; Nº 1; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2002 – PORTUGAL, ANOS 60 – Col. Cine Clube; Nº 2; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2002 – DEFICIENCIA E REABILITAÇÂO NO CINEMA – Ed. Instituto Português de Oncologia do Porto
  • 2002 – ORSON WELLES – Col. Cine Clube; Nº 3; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2002 – O PLANETA DOS MACACOS – Col. Cine Clube; Nº4; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2002 – STANLEY KUBRICK – Col. Cine Clube; Nº 5; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2003 – WOODY ALLEN – Col. Cine Clube; Nº 6; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2003 – CAMACHO COSTA – Col. Cine Clube; Nº 7; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2003 – SAM RAIMI – Col. Cine Clube; Nº 8; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2003 – DEFICIENCIA E REABILITAÇÂO NO CINEMA II – Ed. Instituto Português de Oncologia do Porto
  • 2003 – A GUERRA NO CINEMA – Col. Cine Clube; Nº 9; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2003 – DAVID FINCHER – Col. Cine Clube; Nº 10; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2003 – JEAN-PIERRE JEUNET – Col. Cine Clube; Nº 11; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2003 – ALEXANDRO AMENÁBAR – Col. Cine Clube; Nº 12; Ed. Biblioteca MuseumRepública e Resistência
  • 2004 – ELIA KAZAN – Col. Cine Clube; Nº 14; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2004 – 25 DE ABRIL – 30 ANOS DEPOIS – Col. Cine Clube; Nº 16; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2004 – TIM BURTON – Col. Cine Clube; Nº 15; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2004 – MARILYN MONROE – Col. Cine Clube; Nº 17; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2004 – PETER WEIR – Col. Cine Clube; Nº 18; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2004 – A PANTERA COR-DE-ROSA – Col. Cine Clube; Nº 19; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2004 – O NATAL NO CINEMA – Col. Cine Clube; Nº 20; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2005 – DRÀCULA EM LISBOA (guião de um filme nunca rodado), in “CONTOS FANTÁSTICOS”, Ed. Fantasporto. Preambulo edições
  • 2005 – MARLON BRANDO – Col. Cine Clube; Nº 21; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2005 – VISÕES DE CRISTO NO CINEMA – Col. Cine Clube; Nº 22; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2005 – VISÕES DA JUVENTUDE NO CINEMA PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO – Ed. VII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Goiás, Brasil
  • 2005 – II GUERRA MUNDIAL NO CINEMA – Col. Cine Clube; Nº 23; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência. (não impresso)
  • 2005 – DAVID GRIFFITH E O NASCIMENTO DA LINGUGEM CINEMATOGRÁFICA – Col. Cine Clube; Nº 24; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2005 – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 1 – STANLEY KUBRICK, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
  • 2005 – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 2 – TIM BURTON, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
  • 2005 – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 3 – O NATAL NO CINEMA, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
  • 2005 – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 4 – DAVID W. GRIFFITH E O NASCIMENTO DA LINGUAGEM CINEMATIGRÁFICA, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
  • 2005 – Col. Centro de Estudos Cinematográficos, nº 5 – A PANTERA COR-DE-ROSA, Ed. Centro das Artes Casa das Mudas, Calheta, Madeira
  • 2005 – JACQUES TOURNEUR – Col. Cine Clube; Nº 25; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2005 – A FÁBRICA DE SONHOS – Col. Cine Clube; Nº 26; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2006 – M. NIGHT SHYAMALAN – Col. Cine Clube; Nº 27; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2006 – IRMÃOS MARX – Col. Cine Clube; Nº 28; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência
  • 2006 – FILMES COM HISTÓRIA – Col. Cine Clube; Nº 29; Ed. Biblioteca Museu República e Resistência (Não publicado)
  • 2008 – ZHANG YIMOU – Col. CineOriente; Nº 1; Ed. Instituto Confúcio, Universidade do Minho
  • 2010 – CHARLOTTE RAMPLING, Ed. Festival de Teatro de Almada
  • 2010 – TEMAS DE CINEMA: DAVID W. GRIFFITH, ORSON WELLES e STANLEY KUBRICK. Ed. Dinalivro. Integrado nos ciclos Invicta Filmes

Subscribe to our
NEWSLETTER