Mental States and Criminal Responsibility

O CIDPCC organiza a conferência “Mental states and criminal responsibility”, no dia 7 de junho de 2024, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Nesta conferência presidida pela Prof.ª Doutora Sara Xapelli (Colégio Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa) e com apresentação pela Prof.ª Doutora Maria Fernanda Palma (CIDPCC/FDUL), será keynote speaker o Prof. Doutor Michael S. Moore, com a conferência “Mental states and criminal responsibility – New challenges”.

Michael S. Moore é Professor de Direito e de Filosofia no University of Illinois College of Law, titular da Cátedra Charles R. Walgreen, Jr., bem como no Center for Advanced Studies da mesma Universidade, além de Codiretor do Program in Law and Philosophy. O seu trabalho incide nas áreas de Direito, Moralidade, Metafísica, Psiquiatria e Neurociência e nas suas intersecções

Inscreva-se aqui:

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

2.º Colóquio Psiquiatria e Direito

Evento organizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR)

3 de julho | Auditório Municipal Augusto Cabrita

Veja o programa e o cartaz

Temas:
Culpa e Livre-arbítrio
Segredo médico e partilha de informação de saúde
Responsabilidade criminal e doença mental
Capacidade de decisão dos maiores com incapacidade

Inscrições através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVd2BapS4nCBRv-lnQqlVpI6v7i29CNYqi1ATAg1gUR8_8vQ/viewform

Festa e Festival, Liberdade e Língua, Cidade sem muros nem ameias – FeLiCidade

No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, FeLiCidade promove uma celebração e um questionamento da língua como casa. O festival está assente no diálogo entre os países que utilizam a língua portuguesa, explorando as suas diversas disposições, desconstrução e possibilidades. Na literatura, na música, no cinema, em cena. Dezenas de falantes e ouvintes de todas as geografias, ajudar-nos-ão a reflectir sobre uma relação de centenas de anos, a discutir a pluralidade de raízes e identidades, sem rasurar a complexidade, a violência e a exclusão da História.

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, entendemos a língua como um motor de mudança e de transformação, discutimos os modos de ser comunidade — e vincamos os compromissos com os valores de Abril, com um cheirinho de alecrim.

https://felicidadefestival.com/

Concurso para atribuição de bolsas

Informa-se que estão abertas as candidaturas para atribuição de 10 Bolsas de Iniciação à Investigação (BII),  com início em maio de 2024 por um período de 3 meses, no âmbito da Unidade de I&D Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais, apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O concurso destina-se apenas aos alunos inscritos na disciplina Criminologia e Processo Penal do curso de Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Para mais informações, consulte o edital disponível nesta página (candidaturas até 27 de março de 2024).

Cf. também a ata da reunião do júri no dia 1 de abril de 2024

 

Encontro Ibérico sobre a condição jurídica do idoso

O IDPCC/CIDPCC organiza o “Encontro Ibérico sobre a condição jurídica do idoso”, no dia 11 de abril de 2024, das 10h30 às 13h00, com coordenação científica pelos Professores Doutores Jorge Duarte Pinheiro (FDUL/CIDPCC) e Javier Barceló Doménech (Universidad de Alicante).

O evento terá lugar no anfiteatro n.º 7 da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Subscreva a nossa
NEWSLETTER